Blog do app Facilita

10/12/2018

Humanize sua relação com os leads do mercado imobiliário

Publicado em: Dicas
Humanize sua relação com os leads do mercado imobiliário

Se por um lado a tecnologia simplificou processos e ligou serviços à pessoas de ponta a ponta, por outro, contribuiu para o surgimento de relações mais distantes.

Essa impessoalidade pode ser facilmente encontrada nas relações entre marcas e pessoas e é justamente por isso que discussões sobre humanização têm sido tão importantes nos últimos tempos. Precisamos humanizar as marcas e sobretudo a forma como elas se relacionam com o cliente e com o potencial cliente, os leads.

Mas o que significa essa humanização?

Embora seja um conceito relativamente novo, ele não é nada complexo. Consiste em enxergar o cliente como uma pessoa real e não somente como números e metas a serem alcançadas.

Diante disso e em um momento que se fala tanto de empatia, é fundamental ter sensibilidade em todos os processos de venda, inclusive, na geração e nutrição de leads. Isso significa conhecer e entender as necessidades do cliente, oferecer serviços e conteúdos que tenham relevância em suas vidas. É o momento de pensar em qualidade.

E como trazer essa humanização ao atendimento da equipe de vendas?

Lembrando que o lead é uma pessoa única, com interesses particulares, mesmo que os processos da sua empresa estejam automatizados, como o envio de newsletters, por exemplo, cabe um toque de pessoalidade.

Isso pode ser na área do marketing, ao inserir o nome do usuário que receberá o e-mail ou ao conversar diretamente com ele, por exemplo. Neste sentido, a utilização de automação de marketing apoia na personalização e na categorização dos leads. Com um software de automação é possível dividir os leads por maturidade e, pouco a pouco, qualificá-los para o atendimento da equipe de vendas.

Na área comercial, este atendimento ao lead, quando é imediato, em pelo menos 5 minutos, também demonstra o cuidado da empresa com o cliente. Ele sente valorizado e ouvido ao receber contato da empresa tão rapidamente. Nessa etapa é importante usar a tecnologia como aliada para conhecer melhor o comportamento dos consumidores e atingir níveis profundos de personalização.

A integração entre CRM imobiliário e ERP também é um exemplo de como a tecnologia pode auxiliar no reconhecimento e atendimento deste lead por parte da equipe de vendas. Assim, é importante que essa humanização esteja presente em todos os pilares da empresa.

Se atualmente você percebe que a humanização da comunicação é necessária para sua empresa, temos algumas dicas de como fazer isso.

  • Estude seu público. Encomende pesquisas, faça análises de comportamento, acompanhe as redes sociais, descubra o que ele gosta, como se comunica e com quais as marcas que mais interage;
  • Crie testes A/B para entender quais conteúdos despertam mais interesse e engajamento;
  • Tenha o máximo de personalização em suas ferramentas de automação;
  • Aposte em integrações entre os sistemas, que facilitem a visualizações dos dados e a tomada assertiva de decisões.

Diante de toda essa conversa é necessário entender que mudar leva tempo e pode exigir mais de você e da sua equipe. Mas os resultados mostrarão como se aproximar dos leads é uma das melhores estratégias para criar relacionamentos e consequentemente vender mais e fidelizar os clientes.