Seus corretores de imóveis utilizam seu sistema de gestão de vendas? - Facilita | 1º app do mercado imobiliário com todo processo de vendas digital.

Blog do app Facilita

28/01/2019

Seus corretores de imóveis utilizam seu sistema de gestão de vendas?

Publicado em: Gestão Mercado
Seus corretores de imóveis utilizam seu sistema de gestão de vendas?

A transformação digital tem causado forte impacto na forma como as pessoas consomem e em como as empresas trabalham, é imprescindível que as empresas do ramo imobiliário passem a utilizar tecnologias de forma inteligente, que as auxilie vender mais e melhor. Como sua construtora, loteadora ou imobiliária tem utilizado a tecnologia a favor de seus negócios?

Tivemos a oportunidade de estudar em outros posts sobre a importância de se adaptar aos impactos que a transformação digital trouxe para o mercado imobiliário, ressignificando a interação entre pessoas, processos e tecnologias. Neste post gostaria de falar sobre a utilização da tecnologia na gestão de vendas dos imóveis.

Algo muito bacana que a tecnologia nos permitiu foi o acesso a números que nos trazem informações cruciais para tomadas de decisões estratégicas nos negócios. Tais informações refletem a realidade da empresa apontando pontos necessários de melhoria ou o que está caminhando bem. O primeiro passo que devemos dar, é entender como a empresa está hoje, por meio dos relatórios gerados pelos sistemas que a empresa tem contratado, seja de gestão de vendas ou marketing. Cada departamento tem suas métricas que muitas vezes são acompanhadas por sistemas diferentes. Veja alguns requisitos que são essenciais nos sistemas que sua empresa utiliza:

  • Ser online: O fato do sistema ser online, permite o acesso às informações de qualquer lugar. Ter um sistema que só funciona instalado em um computador gera diversas complicações.
  • Permita mobilidade: Além de ser online ele deve ter uma versão amigável para smartphones ou até um app.
  • Ser intuitivo: Requisito importante para ter o maior número de adeptos ao sistema. Ter um sistema complicado de mexer limita a quantidade de usuários e inibe a motivação de utilizar.
  • Ser leve: Seja online ou app, o fato do sistema ser leve amplia a quantidade de smartphones que possam abri-lo.
  • Permita integrações: aqui entra um ponto crucial. O fato de você ter sistemas que permitam integrações, facilita MUITO o acompanhamento das métricas de marketing e vendas.

Vantagens de um sistema de gestão de vendas imobiliário de fácil utilização

Gostaria de apresentar agora algumas vantagens de se utilizar um sistema de gestão de vendas imobiliárias para construtoras, loteadoras e imobiliárias:

Vantagens para os corretores:

  • Controle dos contatos: o alto volume de leads que cada corretor recebe exige um controle mais preciso de cada contato. O sistema assim é ideal para evitar que os corretores se percam utilizando planilhas ou anotações em agenda.
  • Agendamento de atividades: para facilitar esse controle, um sistema é útil no momento de realizar agendamento de próximas atividades como envio de um e-mail ou telefonar novamente para o cliente.
  • Acesso fácil a material de vendas: um sistema permite o acesso fácil a tabelas de preço, disponibilidade, espelho de vendas e material publicitário.
  • Histórico de atendimento: o corretor pode registrar o histórico de cada atendimento e retomar o contato sem perder nenhuma informação, ganhando agilidade e personalização.

Vantagens para os gestores:

  • Se um sistema é fácil para os corretores utilizarem, é fácil para os gestores acompanharem todo o processo de vendas.
  • Permite aproximação com a equipe de vendas, facilitando a comunicação via o sistema.
  • É uma forma de disponibilizar informações para os corretores, liberando seu gestor de vendas para cuidar das vendas, e não ficar preocupado com atender ligações para ver disponibilidade ou atualização de tabela de preço;

Sistema que permite integrações

Falando um pouco mais sobre esse assunto, quando você tem sistemas que permitem integrações, você consegue um controle maior dos resultados de marketing e do desempenho da equipe de vendas. Você terá uma visão muito clara de quais ações de marketing estão dando melhor resultado, quais campanhas estão gerando os melhores leads. Fica claro também qual equipe tem o melhor desempenho, que tem o atendimento mais rápido e quem está convertendo mais vendas.

Ter um sistema que permita integrações também é interessante no sentido de dar apoio à sua equipe de vendas. Imagine uma ferramenta de automação de marketing totalmente integrada com CRM imobiliário, trazendo informações completas sobre aquele lead como, por exemplo: páginas que ele visitou no blog da empresa ou no site. Temos aqui um raio x completo sobre as principais dores e objetivos daquele lead, dando subsídio para equipe de vendas saber como conduzir a negociação e qual produto correto apresentar para aquele contato.

Com o aumento rápido da quantidade de leads que suas campanhas online tem gerado, você ainda acredita que um acompanhamento por meio de excel ou anotações em agenda ainda é possível? No começo talvez dê, mas com o aumento de contatos, chega um momento que você perderá o controle e consequentemente a qualidade do atendimento cai, tornando-se lento e frio.

Integração entre Vendas e Marketing no Mercado Imobiliário

No gráfico abaixo é possível observar o quanto a integração entre comercial e vendas é crucial para o crescimento dos negócios.

O SLA (Service Level Agreement ou Acordo de Nível de Serviço) é um acordo entre o marketing e vendas, fazendo um alinhamento estratégico e tático sempre em busca da otimização de resultados. Sistemas que integram os dados de marketing e vendas contribuem para um melhor alinhamento entre as partes.

Ter um sistema de fácil utilização, que permita melhorar a conexão entre os gestões e equipe de vendas e que seja um sistema fácil e simples para os corretores utilizarem no dia a dia. Isso traz mais inteligência para todo o processo de vendas, permitindo adequar a mídia digital para gerar leads qualificados, melhorar o atendimento aos novos contatos com mais velocidade e personalização. O acompanhamento de todo processo fica mais claro, nos trazendo informações cruciais que colaboram com ajustes de estratégias, melhorando os resultados de vendas.